Escolas: formação de platéia para música erudita
Crianças e adolescentes vão aprender a apreciar música erudita. A oportunidade de conhecer é que define o gostar ou não de um determinado gênero de arte. Esta é a premissa dos encontros itinerantes de formação de platéia, em escolas públicas, do "Caminhos da Música". Idealizado pelas musicistas e especialistas em história da música, membros da Academia de Cultura de Curitiba Clarice Miranda e Liana Justus, o projeto permitirá que centenas de crianças possam despertar a sensibilidade para a música clássica. Com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), serão realizados 13 encontros em escolas públicas até o dia 13 de dezembro. As primeira apresentações aconteceu com os alunos do Emei Prof. Taufik, nesta quarta-feira (25). Em cada apresentação os alunos vão conhecer ou aumentar seus conhecimentos sobre os instrumentos da orquestra; o papel do maestro; a obra e seu compositor; diferenças entre Sinfonia, comportamento adequado numa sala de concerto; formação da orquestra sinfônica e as vozes da ópera. Os alunos também conhecerão algumas obras importantes para se ter uma cultura musical e entrarão em contato com o papel emocional dos instrumentos musicais nas orquestrações, os instrumentos de cordas; os instrumentos das madeiras e metais. "Tendo a música popular brasileira, em suas duas vertentes, a clássica e a popular, como ponto de partida, muitos dos alunos terão seu primeiro contato com a riqueza musical produzida pelos brasileiros", explica as musicistas. Os encontros vão mesclar exercícios práticos e teóricos, com o propósito de aproximar as crianças da orquestra sinfônica.
5 comentários:
NOssa! Uma idéia bem legal!! E com certeza será muito bom, pois essas duas, a Clarice e a Liana são fantásticas!!! Já estiveram no festival de música de Cascavel, justamente com o curso de formação de platéias.
Bah, espetacular... Lembra o Colarousso era massa quando ele dava formação de platéia, acho que formar platéia é quase uma obrigação nossa, projetos em hibernação hein... Muito dez !!!
eh eu acharia ótimo iria valorizar mais o nosso trabalho .....lembrando que esse artigo foi publicado em 2006 eu coloquei la mais nao aparece
Como poderíamos fazer? Alguma sugestão?
parabéns gi nos estamos ficando "famosos"estamos ate na net
bjssssssssss!!!!!gi
Postar um comentário